Nina Benchimol é uma artista brasileira, nascida e criada no Rio de Janeiro, que mora desde pequena do bairro de Santa Teresa e está com 30 anos de idade. A artista afirma que um primeiro "divisor de águas" em sua personalidade foi o contato com o ritmo Maracatu, quando dançou e tocou com os grupos Rio Maracatu, Maracutaia e Tambores de Olokun. Foi nesse período que Nina frequentou inúmeros eventos e manifestações de cultura regional pernambucana, se identificou com as danças e passou a ser uma pessoa mais comunicativa e sociável.
A maior paixão de Nina é pintar. Despertou a habilidade com sessões de pinturas corporais nas pessoas na floresta do Parque Lage. Foram variados encontros individuais envolvendo pinceladas, performances e fotografias entre 2015 e 2018. E então passou a pintar e explorar outros suportes. A artista afirma que foi essencial ter pintado o corpo de tanta gente e sente que tudo isso a fortaleceu por dentro.
A artista afirma que as pinceladas e as cores a dominam e suas pinturas são orientadas sempre pela intuição, sem rascunhos e de forma bem acidental e espontânea. Se encanta com padronagens assimétricas, as misturas das cores, tons sobre tons, texturas e traçados primais.
Sua inspiração visual são as tapeçarias, principalmente as orientais. Atualmente dedica uma parte de seu tempo em pesquisas sobre a história da arte e a Moda Oriental. Iniciou estudos sobre Estamparia e Design de Moda no Instituto Europeu de Design ( IED - RJ ) e desenvolverá uma relação entre sua pintura e a moda artesanal, de maneira que traga também influências de elementos orientais e características de upcycling.
Ela adora se vestir, seu armário sempre é diverso e com roupas que ela afirma ser “estilo pavão”. Gosta de se sentir bonita, de ser fotografada e passou a ser uma pessoa mais desinibida. Acumulou experiências de co-criação artística com parceiros da fotografia ao longo dos anos cuja proposta era posar e se expressar frente para a câmera diante de alguma temática estabelecida.
A energia criativa e a inquietude de Nina é latente e repleto de cores. Teimosa por natureza e encantada pelos desdobramentos da beleza e imersão em suas obras, exalta que, em contato com a editora portuguesa Ases da Literatura, irá lançar em 2022 seu primeiro livro de imagens e afirma estar realizando um dos seus maiores sonhos. Está bastante empolgada com o que está por vir… e espera que consiga… cada vez mais… realizar mais e mais sonhos.